top of page

Post

  • Foto do escritorCláudia Zorat C. Faria

Mês de AV - 4ª parte - A Batalha por Sião

4ª PARTE DA MINISTRAÇÃO: A Batalha por Sião

COMO NÓS PODEMOS VENCER A BATALHA POR SIÃO? E como nós podemos ver a presença de Deus e a autoridade do reino restaurada para a igreja?

- Vamos olhar para como Davi tomou Sião!

Os jebuseus estavam tão seguros de que possuíam Jerusalém que riram de Davi!

Mas Davi tinha uma estratégia!

Naquele dia disse Davi: "Quem quiser vencer os jebuseus terá que utilizar a passagem de água para chegar àqueles cegos e aleijados, inimigos de Davi". É por isso que dizem: "Os ‘cegos e aleijados’ não entrarão no palácio". 2 Sm 5.8. NVI

Deus sempre tem uma estratégia!

O que era essa passagem de água (ou canal) ?

Jerusalém era de fácil defesa porque ela se localizava em uma montanha (por isso Davi a chamou de Monte Sião). Jerusalém era uma fortaleza, porém tinha uma fraqueza: a única origem de água da cidade era a "Fonte de Giom" localizada fora dos muros da cidade. Isto significava que a cidade ficava vulnerável em tempos de sítio (quando era cercada por inimigos). Por isso os jebuseus construíram o canal ('a tal passagem' que Davi citou). Este canal foi uma obra brilhante de engenharia!

Os jebuseus sabiam que precisavam de um suprimento de água que fosse acessível do lado de dentro da cidade. (Foi feito um túnel que se afunilava dentro das muralhas da cidade para terem um caminho subterrâneo de abastecimento de água que era abastecido por onde fluía a Fonte Giom).


A Fonte de Giom em Jerusalém - Israel
Caminho subterrâneo para a Fonte de Giom
A estratégia de Davi foi usar a passagem, o canal
A Estratégia de Davi foi usar a passagem, o canal

Nos dias de hoje ainda é possível visitar o local em Jerusalém (Israel).


Com esta construção a cidade sempre tinha um suprimento de água.

Davi sabia sobre essa "bacia hidrográfica" e que eram 15 milhas (24 km) de Belém até

Jerusalém.



E Davi disse que, quem o fizesse se tornaria o capitão do exército!


Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir os jebuseus e chegar ao canal, e aos coxos, e aos cegos, que a alma de Davi aborrece, será cabeça e capitão. Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa. 2 Sm 5.8 ARC



A Fonte de Giom - Jerusalém - Israel
A Fonte de Giom - Jerusalém - Israel

Não era nada fácil, era preciso nadar e mergulhar (no rio), encontrar no escuro a entrada para a cisterna, entrar na cidade e abrir os portões! E Joabe pensou: "Poderia muito bem ser eu!" Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e maioral. Então, Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro a ela, pelo que foi feito chefe. 1 Cr 11.6. ARC.





Joabe conseguiu! Vamos analisar o que ele fez!
  1. Ele foi até a Fonte de Giom, que era um rio subterrâneo que surgia do lado de fora do Monte Sião.

  2. Joabe entrou na água fria, forçando-se a ir contra a correnteza da fonte que jorrava do Monte.

  3. Conforme ele mergulhava para dentro da fonte, ele se via cada vez mais em uma caverna inundada e cheia de água que fluía rapidamente.

  4. Indo mais para dentro da caverna, ele ficou em total escuridão. Em algum lugar a frente ele sabia que tinha um poço (eixo) vertical que o levaria para dentro da cidade. Mas ele não sabia aonde estava esse poço.

  5. A caverna não era um lugar confortável. Ele estava lutando contra uma correnteza forte de água fria e em total escuridão.

  6. E conforme ele continuou indo ele prendia sua respiração até seus pulmões não aguentarem mais, pois estava debaixo da água (e lembrem-se, sem nenhum equipamento de mergulho!)

  7. Ele (lutando contra a correnteza e segurando a respiração) desesperadamente apalpou com suas mãos o teto da caverna tentando encontrar o eixo (poço) que o levaria até a cidade.

  8. Até que finalmente ele encontrou! Ele empurrou rapidamente sua cabeça para fora da água e respirou com dificuldade e viu acima dele um estreito poço que o levaria até a cidade!

  9. E então ele escalou e entrou nesse poço em total escuridão de novo!

  10. Palmo a palmo ele trabalhou subindo dentro desse poço. Suas mãos estavam molhadas e dormentes por causa do frio., e a cada passo ele buscava apoio para os pés e as mãos que o levasse para cima!

  11. Ele não tinha ideia da distância, o quanto tinha percorrido e o quanto ainda faltava. Estaria chegando... ou somente estava na metade do caminho?

  12. Seu corpo tremia de dor e exaustão (e frio) mas ele não tinha escolha, precisava continuar! E ele avançou cada vez mais com toda a sua força!

  13. E finalmente ELE ALCANÇOU O TOPO!

Da Fonte de Giom ao Monte Sião
Da Fonte de Giom ao Monte Sião

Então, Joabe entrou na cidade, venceu os guardas e abriu o portão!

E o exército de Davi entrou impetuosamente!

E eles tomaram a fortaleza de Sião.


ELES FORAM ALÉM!!!



Quando a batalha por Sião foi vencida o que tinha sido uma fortaleza do inimigo se transformou em uma fortaleza para o Espírito de Deus!

O QUE FOI A BATALHA POR SIÃO???

Para vencer a Batalha por Sião você precisa de pessoas como Joabe, que irão buscar primeiro o Reino antes de qualquer outra coisa!

  • antes de conforto,

  • antes de segurança e

  • antes de conveniência!

Se o seu objetivo é simplesmente encontrar uma igreja legal, agradável, boa e bonita para servir; VOCÊ NUNCA VERÁ O REINO!

Sião nunca é estabelecida por se fazendo o que é FÁCIL, CONVENIENTE E CONFORTÁVEL!

Ver a Glória de Deus manifestada requer uma vontade de dar a sua vida por um objetivo que parece impossível. E isto pode ser a coisa mais dura e difícil que você fará em sua vida! Mas a recompensa vale a pena, porque você experimenta a Presença de Deus em cada bênção que Ele te traz!

Qual o tipo de pessoa que pode vencer essa batalha?

Senhor, quem habitará no teu santuário?

Quem poderá morar no teu santo monte?

Salmos 15.1 - NVI


Monte Sião em Israel
Monte Sião em Jerusalém - Israel

Davi nos diz que são 3 (três) tipos de pessoas:

  1. Pessoas que estão loucamente apaixonadas por Deus! Davi era assim, pois o objetivo de sua vida era conhecer Deus e experimentar a Sua presença. O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria. Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo. Salmos 27.1-4 ARC.

  2. Pessoas com grandes necessidades. Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. 1Samuel 22.1-2 ARC. Essas pessoas estavam com grande angústia, dificuldade e aflição não tinham mais a quem recorrer, porém elas "pegaram a visão" de Davi! Elas entenderam que em Sião as pessoas aflitas e atormentadas encontrariam refúgio.

  3. Pessoas comprometidas com uma causa. Estes são os que se juntaram a Davi em Ziclague, onde se escondia de Saul, filho de Quis. Eles estavam entre os combatentes que o ajudaram na guerra; utilizavam arco e flecha e a funda para atirar pedras tanto com a mão direita como com a esquerda; pertenciam à tribo de Benjamim e eram parentes de Saul. Da tribo de Gade alguns aliaram-se a Davi em sua fortaleza no deserto. Eram guerreiros corajosos, prontos para o combate, e sabiam lutar com escudo e com lança. Tinham a bravura de um leão, e eram ágeis como gazelas nos montes. 1 Crônicas 12.1-2, 8 NVI. Estas eram pessoas altamente qualificadas que queriam que suas vidas valessem a pena (queriam fazer a diferença). E elas vieram e se juntaram ao que Davi estava fazendo.

Estes 3 tipos de pessoas foram as que estabeleceram Sião! E nós vemos os mesmos 3 tipos de pessoas na igreja primitiva.
  1. Pessoas como Pedro e João (Jo 21.15-17). Pessoas que simplesmente amavam Jesus.

  2. As Multidões (Mt 9. 35-36). Eram pessoas com grandes necessidades que sabiam que não tinham mais nenhum lugar onde poderiam receber ajuda.

  3. Pessoas como Paulo (Fp 3.7-10). Pessoas com grandes habilidades que queriam fazer com que as suas vidas contassem, que valesse a pena lutar por uma causa, algo importante!


O que todas essas pessoas tinham em comum?

Todas elas tinham a visão do que Deus queria fazer, e disseram: Eu quero fazer parte disso!

E isto é o que Deus está procurando hoje!

Deus está buscando por pessoas que desejem devotar as suas vidas

para verem Sião mais uma fez manifestada na terra!

Pessoas que digam:

"Estamos aqui porque todos nós temos a mesma visão do que Deus quer fazer aqui,

e vale a pena darmos tudo de nós para termos uma chance de chegarmos lá."

Certamente, que não entrarei na tenda em que habito, nem subirei ao leito em que durmo; não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, enquanto não achar lugar para o Senhor , uma morada para o Poderoso de Jacó. Salmos 132.3-5 ARC.

Deus está procurando pessoas que peguem a visão
e desejem lutar a batalha para chegarem lá!
É isto que Deus está procurando hoje!

Deus está dizendo: O meu povo estacionou! Parou! Não progride!
E está parado porque se acomodou, se ajustou e se assentou!
Esta não é uma estação para se assentar!"

Esta não é uma estação para se dizer: "Isto é tudo?"
Porque Deus está dizendo: TEM MAIS! Há mais para vocês!

Então, quando você chegar naquele lugar onde você pensa chegar - e você se assentar naquele lugar - e você olhar para baixo e dizer:
'Eu fiz tudo o que imaginei, tudo o que era suposto fazer!'
O Senhor diz: "Não!!! Se solte, porque esta é uma estação
na qual você não pode ficar preso no passado!"
Quando Deus nos chama para estabelecermos Sião,
Ele está nos dando um chamado para a guerra!
Este é um chamado para nos levantarmos contra o inimigo
para vermos o Reino e poder de Deus estabelecidos na terra!
O inimigo irá resistir e irá dizer a você que isto é impossível.
Mas a recompensa vale a pena porque em Sua Presença
há abundância de alegria, há o encontro de cada necessidade,
há o cumprimento do seu destino.

Deus está levantando um povo para a Sua Presença.
Deus está buscando por aqueles que irão comprometer
as suas vidas para restaurar Sião,
para verem a Glória de Deus manifestada na terra e para verem a igreja repudiar, desconsiderar, afastar e colocar fora os jogos religiosos e rituais.
E ser restaurada em tudo o que Deus a chamou para ser, para se transformar no lugar onde a presença de Deus é entronizada na terra e para andar em um avivamento que não acaba!

E este dia está vindo!
E a pergunta de Deus é:
"- Quem irá lutar a batalha pelo Monte Sião NESTA GERAÇÃO?"
"Quem irá buscar primeiro o Reino?"

Deus está buscando por alguém que vai dizer (como Joabe):
"- Pode muito bem ser eu!"

Se este for você, basta dizer ao Senhor agora mesmo:
"Senhor, me entrego a ti. Neste mês de Av eu não irei regressar, nem voltar para trás em descrença, eu determino resistir ao inimigo até o SEU DESEJO ser feito na terra como é no céu. Eu me comprometo a buscar o Senhor e servi-lO e colocar o Seu Reino em primeiro lugar (em minha vida). Porque alguém tem que lutar a batalha por Sião e este alguém, pode muito bem ser eu!"

Oração feita por Robert Heidler: "Senhor Deus obrigado! O Senhor está levantando uma companhia de guerreiros por Sião que não vai voltar atrás em descrença e incredulidade, mas vai avançar para entrar na terra prometida e receber cada promessa, em o nome de Jesus. Obrigado Deus, porque Sião está sendo estabelecida!"

Posts recentes

Comentarios


bottom of page