top of page

Post

Foto do escritorCláudia Zorat C. Faria

Quero que você trabalhe comigo!

 15 Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinquenta e dois dias. (Neemias 6.15) ACF.

Hoje é segunda-feira e em nosso calendário estamos no dia 30/9/2024. Fazendo a equivalência para o calendário judaico, hoje é dia 27 de Elul e representa dois dias depois do término da reconstrução do muro de Jerusalém, encabeçada por Neemias, que durou 52 dias!


Se olharmos mais atentamente para a história da reconstrução deste muro, veremos o quão difícil foi não somente para Neemias, mas para todos os envolvidos terminarem esta obra.


Não vou aqui descrever sobre todo o livro de Neemias, porém pontuar algumas passagens interessantes para a meditação na Palavra de Deus, afinal estamos no mês de Elul e sabemos que a atmosfera neste mês, Em que o Rei está no Campo, nos proporciona uma aproximação de maior intimidade com o nosso Deus e Pai celestial. Portanto, o que me chamou a atenção nessa passagem foi que em 52 dias (menos de 2 meses) a obra foi realizada! Isto é algo que devemos nos atentar, pois quem de nós atualmente conseguiria um feito desses considerando as devidas proporções de dificuldades, impedimentos, orações contrárias, enfrentamentos dos inimigos, lutas e difamações que todos na época passaram?


Encontramos a resposta alguns versículos antes:

9 Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. (Neemias 6.9) ACF.

Seis mãos (de homem e de mulher) colocadas uma em cima da outra enquanto a silhueta de 3 homens trabalhadores estão atrás com a imagem desfocada. Essas mãos representam que esses trabalhadores do campo estão unindo forças em equipe para começarem a trabalhar.
Agora, pois, ó Deus, fortalece as "nossas" mãos.

Neemias orava enquanto trabalhava!

Precisamos orar enquanto fazemos nosso trabalho, seja ele secular ou na obra (igreja) de Deus. Temos que estar em comunhão com Deus todo o período em que estivermos acordados, desde o momento em que abrimos os olhos consagrando o dia a Ele, até a hora de nos deitarmos agradecendo o dia de serviço. É indispensável conversar com o Senhor o tempo todo, para que possamos terminar a obra que Ele nos concedeu; seja na empresa, no trânsito, na faculdade, visitando clientes, fechando contratos, pagando contas, arrumando a casa, cozinhando, fazendo mercado, cuidando dos filhos ou qualquer outra atividade que estejamos fazendo devemos convidá-lo a fazer parte disso. Entretanto, Deus me ensinou algo neste mês para aprimorar este entendimento.


Semana passada, enquanto eu orava durante a minha devocional, no propósito debaixo da direção dada pelo Apóstolo Chuck Pierce para este mês "Orar a Deus para que Ele te mostre o que Ele quer que você peça a Ele", o Espírito Santo me pediu exatamente isso: “Quero que você trabalhe comigo!” Percebam que Ele não me disse, quero fazer parte do seu trabalho! Não! Ele me disse para trabalhar com Ele, e isso não significou que eu devia largar minha profissão e sair correndo para igreja arrumando logo um “cargo” por lá. Nada disso! Ele me disse muito claramente que queria que eu trabalhasse "com" Ele, ou seja, que desde então TODAS as coisas que eu fosse fazer eu deveria inclui-lo nelas. Eu disse, claro que sim; e na hora me pareceu muito fácil, porque eu o incluo em todas as minhas atividades. Porém, com o passar dos dias constatei o quanto eu estava enganada porque não era tão simples assim!

Descobri que tinham coisas que eu achava que não precisava do Espírito Santo para decidir; porque se agora, eu estava trabalhando "com" Ele, eu precisaria perguntar primeiro a Ele antes de fazer as coisas, e não o contrário. Sendo assim, eu não podia começar a fazer algo que eu queria e chamá-lo para participar posteriormente, porque o pedido d’Ele foi que eu trabalhasse “com” Ele, e não que Ele trabalhasse comigo! Entenderam a diferença?


Precisamos entender a profundidade da proposta do Senhor aos Seus filhos.

9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1Co 3.9,16).

Neemias não chamava o Senhor para trabalhar com ele, porque ele trabalhava "com" o Senhor!

Por isso ele pediu “ó Deus, fortalece as minhas mãos.” E o Senhor o atendeu. Tanto que terminaram o muro em 52 dias e os inimigos temeram, se abateram e reconheceram Deus naquela obra!

16 E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra. (Neemias 6.16) ACF.

Se olharmos para o exemplo de Neemias logo veremos nos primeiros versículos do capítulo 1, ele jejuando, orando, se arrependendo, intercedendo, se colocando na brecha e clamando perdão a Deus por ele e por toda a nação de Israel, o que demonstra que ele estava totalmente alinhado com a vontade de Deus. No decorrer de todo o livro encontramos a sua fé no Senhor, e como Deus o ajudou a planejar, a ter atitudes certas para o trabalho e a perseverar na obra (reconstrução do muro de Jerusalém) que o próprio Deus colocou como propósito para a vida dele. E com essa meditação o Espírito Santo me deu a reposta do que Deus quer que peçamos a Ele!!!


O Senhor está nos dizendo neste mês, que Ele quer que comecemos a trabalhar "com" Ele, no projeto que é d'Ele. Devemos ter intimidade com Deus para que a nossa fé no Senhor seja lapidada, a ponto de PEDIRMOS ao nosso Pai ajuda para planejar, para termos a atitude certa para o trabalho e para perseverarmos na obra que Ele colocou como propósito para nossas vidas.


Faltam 3 dias para que Elul termine, e ainda há tempo para nos aproximarmos do Senhor de maneira a desfrutarmos de uma intimidade com Ele mais refinada. Então, se quisermos agradar ao Senhor e completar a nossa carreira de filhos de Deus dentro do propósito para o qual Ele nos chamou, precisamos aprender a trabalhar com o Espírito Santo no projeto d’Ele.

Vamos nos preparar nestes 3 dias que faltam para o término deste mês, porque o Novo Ano Judaico se aproxima, e precisaremos estar prontos para BATALHARMOS PELOS LUGARES ALTOS! 

Posts recentes

Comments


bottom of page