top of page

Elul

A tribo de Gade

  • Elul: 13º mês do calendário judaico 

             Total de 29 dias. 

 

  • Alfabeto: YUD                                                             Estabeleceu a misericórdia vinda pela mão de Deus.

 

  • Tribo: Gade - Ouvir; Estar interessado, envolvido.

 

  • Características:                                                   O mês em que "o Rei está no campo".                   Aproxime-se Dele e permita que o Seu semblante resplandeça sobre você.                                       Mês de consertar o que tem sido (ou foi) quebrado.     O mês de encontrar o seu lugar na companhia do Senhor. O mês de se deparar (encontrar) com a torre de poder. O mês "mãe" - o mês da nutrição (educação, alimentação).                                                         Fé requer ação. Este é um mês de trabalho (culto e assistência) espiritual, organização e gestão (gerenciamento).  

 

  • Constelação: Virgo (a Virgem).                                Eu sou do meu amado e meu amado é meu!

 

  • Cor Pedra: Cinza / Jaspe, Hematita.

Elul é o sexto mês dos doze meses do calendário judaico. Elul é chamado de "o mês do arrependimento", "o mês da misericórdia" e "o mês do perdão".

 

Elul segue os dois meses anteriores de Tamuz e Av (11º mês), os meses dos dois grandes pecados de Israel, o pecado do bezerro de ouro e o pecado dos espias.

                  Este é o mês em que                 "O Rei está no campo." 

(2 Sm 10:1)

Todos podem se aproximar Dele e Ele resplandece Seu semblante sobre todos.

 

Elul é a preparação para os "importantes dias santos" de Tishrei. Este mês é quando Moisés subiu ao Monte Sinai para receber as segundas "tábuas da aliança". Estes foram dias em que Deus revelou-Se para o povo judeu com grande misericórida.

 

Elul é o mês de Gade. Este é um bom e transicional mês, sendo o último mês do ano velho, o qual precede as festas de outono. O mês de Gade também significa "boa fortuna/sorte/felicidade". Deve haver uma expectativa/esperança de boa fortuna durante todo o mês. Recompensas começarão a se manifestar de acordo com o que você tem feito.

A palavra Elul forma um interessante acróstico.

Há uma frase no Cântico dos Cânticos 6:3 :

"Eu sou do meu amado, e meu amado é meu".

Em hebraico a primeira letra de cada palavra nesta frase soletra

o nome deste mês: ELUL.

Os judeus têm uma frase interessante para descrever este mês. Eles dizem, Elul é o mês em que "o Rei está no campo". Conforme você começa a entender o significado desta frase, você irá ver como Deus quer Se relacionar com você durante estes dias.

 

Durante a maior parte do ano, um rei morava num palácio, protegido por guardas armados e portões de ferro. Para ter uma audiência com um rei você tinha que fazer um agendamento, aprender o protocolo do palácio, e se vestir corretamente. Você era então conduzido pelos compartimentos de segurança de um magnífico palácio. A sala do trono era intimidante. Você tinha que ser muito cauteloso com o que falava e fazia porque o rei estava presente (sentando) em seu trono.

 

Mas, um mês por ano, o rei deixava o seu palácio e saía para ficar entre o seu povo. Ele estabelecia sua tenda real em um campo perto do povoado e todos que quisessem vê-lo eram bem vindos. O pronunciamento era feito: "O Rei está no campo!" Deus está especialmente acessível a você durante o mês de Elul. Você não precisa subir aos céus para ter a Sua atenção ou seguir algum protocolo religioso. Este é o tempo em que Deus vem para o seu campo - onde você mora - para tornar-Se acessível e surpreender você com Sua presença. Ele pode manifetar-Se em seu ambiente de trabalho: na sua sala de aula, escritório, ou oficina.

Claramente Ele quer encontrar você no quotidiano da sua vida.

 

Os judeus chamam isso de "o mês do buraco da agulha".

Dê a Deus o buraco da agulha da sua vida. Faça um lugar para Ele (Dê espaço a Ele), mesmo se for somente um espaço muito pequeno, que seja totalmente e completamente Dele. Então Ele poderá extravasar/ verter/derramar Seu amor, fidelidade e lealdade.

O mês de Elul está associado com a letra hebraica YUD, que significa que "Deus tem estabelecido misericóridia vinda de Sua mão". Você não precisa tentar pensar nisso, simplesmente agarre de Sua mão a misericórdia que Deus está estabelecendo para você.

 

Elul está lincado com a constelação de Virgo, a Virgem. Pense mais nas relações. "Eu sou do meu amado, e meu amado é meu". Este é um bom mês para processar e experimentar um novo nível de intimidade com o Senhor.

 

Elul é "o mês da questão". Nós precisamos entender como algumas coisas começam, então nós podemos chegar ao final de cada uma delas. Se nós não sabemos como chegamos onde estamos, nós não iremos saber como nos mover para o próximo lugar. Este também é o mês de consertar o que está quebrado.

 

Elul é um mês de nutrição ou maternidade. Você precisa saber quem está te nutrindo, bem como, quem está olhando por você (cuidando de você, colocando seus olhos sobre você). Este é o mês no qual Rebeca deu a luz a Jacó e Esaú. Então observe e veja o que está competindo contra você neste mês. Este é o mês para se certificar se suas suas emoções e ações são/estão submetidas ao Senhor.

O Rei está no campo!

Este é o mês onde as pessoas têm acesso ao Rei de um modo especial.

 

Historicamente, o Rei saía de seu palácio e passava um tempo no campo, para que as pessoas pudessem apresentar a ele suas causas. Elas podiam falar com Ele sobre suas necessidades e pedir direção para o futuro.

 

Depois de um mês de pressão em um lugar restrito, agora é tempo de buscar o Rei pois Ele virá no seu campo!

 

Muitas das vezes nós fugimos do confronto e até mesmo da voz d'Aquele que nos criou, mas este é o tempo-chave para nos movermos além das nossas limitações passadas e prosperar em novos caminhos.

 

Não perca a oportunidade de ultrapassar seus medos e inseguranças para receber e saudar Aquele que almeja nos visitar no campo, ou seja, em nossa esfera de influência! 

Receba o Rei ! ! !

bottom of page