top of page

Post

  • Foto do escritorCláudia Zorat C. Faria

Adar 5783 e a Tribo de Naftali - 2ª parte

2ª PARTE DA MINISTRAÇÃO:

A Tribo de Naftali é representada pelo cervo (animal)
A Tribo de Naftali é representada pelo CERVO (animal)


ALGUMAS CARACTERÍSTICAS SOBRE ADAR

A palavra Adar significa "força, resistência, poder, capacidade". Este é o último mês do ciclo anual e representa o término de uma temporada se preparando para começar uma nova estação.

Letra Hebraica KUF

A letra hebraica para Adar é KUF que significa o olho de uma agulha. Você poderá neste mês ter que navegar por um lugar estreito como Ester fez, porém Deus deu a ela a revelação que ela precisava para passar. A tribo associada com Adar é Naftali que significa "doçura que chegou até mim". Este é o mês para experimentar a doçura de Deus. Experimentar e ver que o Senhor é bom, é o mês para entrarmos em Sua alegria. Deus quer que você experimente a Sua bondade. Os judeus dizem que o mês de Naftali é o mês para saltar e pular. Quando Jacó abençoou seus filhos ele descreveu Naftali como um cervo/gazela que foi libertado.


Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas. Gênesis 49.21 ACF.

Para entender o que isto significa, imagine um cervo/gazela confinado por um longo período num cercado ou jaula e pense agora o que acontece quando o portão é finalmente aberto. O cervo vai correndo e pulando por todo o campo com grande alegria, pois ele foi libertado!

Portanto Adar é um mês para alegrar-se! Para celebrar! Para desfrutar a doçura do nosso Deus.


A TRIBO DE NAFTALI

Naftali foi o 6º filho de Jacó, nascido de Raquel através de sua serva Bilá. Quando ele nasceu Raquel disse, "tenho lutado com minha irmã e prevalecido".

Em vista disso, Naftali também significa "lutar, batalhar, resistir" e "prevalecer".

Em Adar você pode se deparar com algumas dificuldades, mas Deus quer que você saiba que este é um mês no qual você pode prevalecer. Então, agradeça a Deus pela graça de prevalecer neste mês.


Há duas profecias interessantes sobre Naftali.

1) O que Jacó disse a seu filho sobre ser uma gazela solta que dá palavras formosas significa que ele, além de pular e correr com liberdade e graça também proclama palavras bonitas; ou seja, Naftali é artístico, uma tribo de escritores, dançarinos e poetas; pois Naftali tinha lindas palavras e pulos (saltos) graciosos.

Quando Salomão estava construindo o templo, ele contratou Hirão para fazer o trabalho de bronze, cuja mãe era da tribo de Naftali.

E Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: Como fizeste com Davi meu pai, mandando-lhe cedros, para edificar uma casa em que morasse, assim também faze comigo. 2Cr 2.3 ACF.
Disse mais Hirão: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a terra; o que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao Senhor, e para o seu reino. 2Cr 2.12 ACF.
E enviou Hirão a Salomão, dizendo: Ouvi o que me mandaste dizer. Eu farei toda a tua vontade acerca das madeiras de cedro e de cipreste. 1Rs 5.8 ACF.
E os caldeirões, e as pás, e as bacias, e todos estes objetos que fez Hirão para o rei Salomão, para a casa do Senhor, todos eram de cobre polido. 1Rs 7.45 CF.
  • Naftali também foi um guerreiro.

Habacuque usou as palavras da profecia de Jacó para descrever um guerreiro vitorioso. Naftali tinha pés firmes e rápidos que o permitiam se posicionar contra o inimigo! Deus quer que neste mês você aprenda a se posicionar contra o inimigo e prevaleça!

O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda). Hb 3.19 ACf.
  • Naftali também foi forte!

Em Juízes 4 vemos que Baraque era da tribo de Naftali, e foi escolhido por Deus para liderar uma força militar de 10 mil homens de sua tribo contra seus opressores que eram cananeus. Com Débora a seu lado ele teve uma grande vitória. Na canção de Débora a tribo de Naftali é louvada por sua bravura em derrotar os cananeus.

E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom; E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão. Juízes 4.6-7 ACF.
  • Naftali foi rápido em responder quando Gideão levantou um exército (Juízes 6, 7).

O Espírito do Senhor veio a Gideão e ele enviou mensageiros às tribos de Manassés, Asher, Zebulom e Naftali para que viessem a seu encontro. Os israelitas destas tribos incluindo a tribo de Naftali ajudaram a afastar os midianitas.

Então os homens de Israel, de Naftali, de Aser e de todo o Manassés foram convocados, e perseguiram aos midianitas. Juízes 7.23 ACF

2) Outra profecia falada sobre Naftali foi dada por Moisés, onde ele exaltou a abundância do favor de Deus e a totalidade de Suas bênçãos sobre esta tribo.

De Naftali disse: ó Naftali, saciado de favores, e farto da bênção do Senhor, possui o lago e o sul. Dt 33.23 ARIB.

Moisés deu uma palavra profética sobre o território que Naftali herdaria na Terra da Promessa. Quando Israel entrou na terra e os lotes foram dados para cada tribo, Naftali possuiu uma grande área que fazia fronteira com as tribos de Asher, Zebulom e Issacar. E, como Moisés predisse, a terra se estendia para o sul ao redor do mar da Galiléia; e foi uma das mais ricas e produtivas áreas da Terra da Promessa. O historiador Josephus descreveu a região como: "um paraíso terrestre, uma terra cheia das bênçãos de Deus."


Portanto Naftali foi incrivelmente abençoado.

Porém, quando as outras tribos do norte se rebelaram contra a linhagem de Davi e escolheram o caminho da idolatria, Naftali também se juntou a elas.

O que foi um grande erro!

Por causa da sua idolatria, Deus permitiu que Naftali fosse derrotado e conquistado pela Assíria. E assim, muitos da tribo de Naftali foram presos e levados cativos para a Assíria. Eles prenderam e levaram os líderes, os guerreiros, os educadores e os habilidosos artesãos. E tudo o que restou de Naftali foi "um remanescente disperso", o mais pobre de todos os pobres, vivendo em ruínas. E se transformou em uma província da Assíria! E então Naftali se tornou um território desprezível e os judeus da Judéia o chamavam de "A Galileia dos Gentios", uma terra que ficava debaixo da sombra da morte! Parecia que tudo estava perdido para a Tribo de Naftali.

Mas Isaías profetizou algo incrível. Ele disse que Deus não tinha terminado com Naftali! E digo a você: Deus também não terminou com você!
Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Isaías 9.1-2 ACF.

Então, no Ano 620 AC, no reavivamento sob o governo de Josias, o remanescente de Naftali se voltou para Deus. A Tribo se arrependeu e quando eles se voltaram novamente para Deus, seu destino foi restaurado.

Não importa o que você perdeu, se você se voltar para Deus, Ele poderá dar-te de volta!

Naftali pode novamente se alegrar na bondade do Senhor. E, quando chegamos ao Novo Testamento, Naftali era uma terra de adoração e louvor ao verdadeiro Deus, e a profecia de Isaías se cumpriu.

Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia; E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galileia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mt 4.12-17 ACF.

Nazaré foi onde Jesus cresceu e Cafarnaum o centro de seu ministério, e ambas as cidades eram nas terras de Naftali.

Jesus começou seu ministério em Naftali e chamou seus primeiros discípulos lá!

Quando você lê no N.T. que Jesus caminhava pela praia do Mar da Galileia chamando Pedro, Tiago, João e outros discípulos, isto aconteceu nas terras de Naftali, era lá que eles estavam!

E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no. Mt 4.18-22 ACF.

A maioria dos SERMÕES pregados por Jesus foi em Naftali.

A maioria dos milagres feitos por Jesus foi em Naftali. Porque o povo que andava em travas viu uma grande luz!!!

Sobre os 12 apóstolos de Jesus alguns estudos sugerem que, com exceção de Judas e Mateus, todos os outros 10 discípulos eram judeus descendentes da Tribo de Naftali. E que, a maioria dos líderes da igreja primitiva eram provavelmente da Tribo de Naftali.


No dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu e Pedro pregou o sermão, 3.000 pessoas foram salvas. Pedro era um judeu da Tribo de Naftali! Quando os apóstolos fizeram milagres nos tribunais dos templos, demonstrando o poder de Deus, a maioria deles era de Naftali. na igreja primitiva, quando os apóstolos se encontravam de casa em casa ensinando as coisas de Deus, a maioria era de Naftali. Quando os apóstolos levaram o evangelho para outras cidades, demonstrava que os descendentes de Naftali estavam liderando o caminho.


Vejam que foi profetizado que Naftali tinha lindas palavras e pulos (saltos) graciosos.

Foi dito que Naftali daria um salto adiante como uma cervo liberto, proclamando Boas Palavras. No Novo Testamento, Naftali cumpriu seu destino. Eles deram um pulo como um cervo liberto de sua jaula. Eles se alegraram e moveram-se adiante levando o evangelho para o mundo.

Neste mês de ADAR, Deus quer que você dê um SALTO! Dê um pulo à frente, sob o poder do Espírito Santo, para expandir o Evangelho através de toda a terra! Como fez Naftali, Ele quer que você salte de alegria como um cervo/gazela livre e pule para o seu destino dando um salto à frente, para compartilhar Seu evangelho em qualquer lugar que você for!

Chuck Pierce nos deu uma lista com 5 coisas para preparar você para dar um salto neste mês de Adar.

  1. Escolha se alegrar, opte por isso. Neste mês escolha se alegrar mesmo se você não "se sentir" assim. O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos. PV 17.22 ACF. Escolher se alegrar faz algo dentro de você que quebra o espírito de peso. Estudos mostram que, se você escolher sorrir, mesmo quando você não sente vontade disso, você verdadeiramente se sentirá feliz. Portanto, qualquer que seja a escuridão ao seu redor, SORRIA. Melhor ainda, dê gargalhadas e veja Deus permear (intervir) na atmosfera. A luz pode transpor as trevas e a esterilidade será quebrada. então, se prepare para PULAR! ILUMINE!

  2. Elimine a depressão. Quando você se sente deprimido é como se algo te encobrisse, e isso é uma forma de ataque espiritual e você "não quer lutar" , mas precisa lutar contra isso, porque depressão não vem de Deus. Então, levante-se e seja cheio com o Espírito Santo! Um fruto do Espírito é alegria! Quando você luta para erradicar a depressão, a fé pode romper com o processo do seu pensamento depressivo. Todos nós temos raízes de depressão e desespero, mas podemos vencer essas raízes com alegria e contentamento. TIRE O MANTO DE PESO E VISTA SUA VESTE DE LOUVOR!

  3. Desenvolva uma estratégia de guerra. Peça a Deus para te mostrar como o inimigo tenta te ludibriar e como você pode pegar suas armas espirituais e vencê-lo. (Ef 6.13). Uma das chaves para vencer é anular a preocupação. Se você remover a preocupação da sua vida, você irá ver as suas linhas de suprimento! Também recuse-se a andar no medo. O inimigo quer produzir medo em você e parar os seu movimentos de avanço. Então lembre-se que nesta estação você precisa proteger-se do medo e da idolatria.

  4. Quebre e rompa com os decretos errados. Satanás é um mentiroso. Ele tenta encher a atmosfera ao seu redor com falsos decretos e acusações. Seus falsos decretos tentarão cercar você. Eles irão circular em torno de você e fazer com que até mesmo as pessoas que te amam falem palavras negativas para te ferir. E você vai se pegar repetindo (para si mesmo) as mesmas palavras dolorosas sobre você. Você precisa ASSUMIR AUTORIDADE sobre os decretos diabólicos do diabo e FALAR PALAVRAS DE DEUS sobre a sua vida. Então, teste e examine tudo! Se o que você ouve e o que você sente não está alinhado com o que Deus diz sobre você, NÃO RECEBA ISTO! CONFESSE O QUE DEUS DIZ! "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jr 29.11. " ... diga o fraco: Eu sou forte." Joel 3.10b.

  5. Descubra sua verdadeira identidade. A sua verdadeira identidade está ligada com o mundo invisível e não com o mundo natural. Alguns cristãos nunca acessaram a sua identidade no sobrenatural. Mas descubra sua identidade no reino espiritual e veja como o Senhor fica em conformidade com você pelo Espírito. Se voc~e sabe a sua verdadeira identidade em Cristo, demônios fugirão (de você)! Você não precisa ter medo dos demônios, pois se você sabe quem você é em Cristo Jesus, eles é que terão medo de você! Uma parte de conhecer a sua verdadeira identidade é identificar e ativar os seus dons espirituais. Esta é a estação para tornar-se quem você está destinado a ser pelo Espírito.


Professor Robert Heidler - GZI - Texas, EUA
Professor Robert Heidler - GZI - Texas, EUA

PORTANTO NESTE MÊS DE ADAR:
Prepare-se para saltar.
  1. Escolha se alegrar.

  2. Elimine a depressão.

  3. Desenvolva uma estratégia de guerra.

  4. Quebre e rompa com os decretos errados.

  5. Descubra sua verdadeira identidade.

Adar é o últimos mês do ciclo anual de Deus, então termine este ciclo pronto para passar para a sua próxima dimensão de bênçãos. Os nossos tempos estão nas mãos de Deus. Se nos movermos sobrenaturalmente, passaremos por nossas circunstâncias para a bênção de Deus.

POR ISSO QUEBRE A MALDIÇÃO DO PASSADO E PULE PARA O SEU DESTINO
NESTE MÊS DE ADAR!

Flor Lilás (fonte: GZI)
Flor Lilás (fonte: GZI)

Posts recentes

Comments


bottom of page