top of page

Post

  • Foto do escritorCláudia Zorat C. Faria

Gilgal, a chave para conquistar a terra!

É importante sair do Egito, porém também é importante conquistar e entrar na terra prometida! Alguns de vocês foram tirados do Egito, mas ainda não estão na terra da promessa, e Deus quer mostrar a vocês como fazer isso!


Vamos entender porque o povo precisou voltar e ficar em Gilgal.

Em Josué 1.1-6 temos: ... "Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria."


Acabamos de ter a Páscoa. Israel foi escravo no Egito. Eles viveram com medo, com faltas, escravidão e eram oprimidos pelos seu inimigo. Eles foram considerados sem valor!

Porém, Deus veio até eles com uma promessa, e disse: "Eu tenho uma terra para vocês, uma maravilhosa terra que mana leite e mel; um lugar de paz, prosperidade e bênçãos."

E, através do Cordeiro pascal, Deus redimiu Israel e o tirou do Egito, e quando se deram conta, o povo estava no deserto! E isto não se parecia nem com leite e muito menos com mel...

Homem no deserto
No deserto não há nem leite e nem mel

O deserto era um lugar de "teste", onde o principal ponto era: ensinar o povo a confiar em Deus. Pois, se o povo fosse entrar na terra e conquistá-la era essencial que todos tivessem que aprender a andar por FÉ! Aqueles que aprenderam a confiar no Senhor, entraram na terra da promessa.


O objetivo de Deus para o Seu povo é sempre trazê-lo para Suas bênçãos.



"Porquanto não serviste ao Senhor teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo." Dt 28.47 ACF.

Deus tem uma terra prometida "personalizada" para cada um de nós; ou seja, Ele tem um objetivo, um chamado, um destino para cada uma de nossas vidas que inclui o cumprimento de cada promessa que Ele fez. Porém, a questão é que algumas vezes é difícil entrar nas bênçãos de Deus e, a triste verdade é que muitos crentes nunca experimentaram as coisas maravilhosas que Deus nos prometeu.


Portanto, a pergunta é:

Como fazemos para entrar em "nossa terra prometida"? Como conquistarmos as forças espirituais instituídas contra nós e entramos nas bênçãos que Deus nos promete?
"Penso que as experiências de Israel em Gilgal nos darão essas respostas!"

Rio Jordão
Rio Jordão

Encontramos nos primeiros capítulos do livro de Josué o relatório de entrada de Israel na terra. Para entrar na terra Israel teve que cruzar o Rio Jordão, que estava transbordando de maneira a se tornar uma barreira aparentemente intransponível.

E Josué direcionou os sacerdotes a moverem-se a frente carregando a arca da aliança. E logo que, os sacerdotes colocaram seus pés na água, a água parou de fluir. Enquanto os sacerdotes estavam parados no meio do rio, Israel passou por terra seca! Isto foi um milagre incrível. Enquanto os sacerdotes permaneciam em pé no meio do rio, Deus disse a Israel que pegasse 12 (doze) pedras do leito do rio, e eles deveriam carregá-las a um lugar chamado Gilgal e lá construírem um "memorial". Josué colocou as pedras em Gilgal e disse: "Quando chegar o tempo e seus filhos perguntarem: O que são essas pedras? Vocês poderão dizer a eles: Israel cruzou o rio Jordão em terra seca; pois o Senhor secou as águas do Jordão exatamente como Ele fez na época dos antepassados com o Mar Vermelho. Desta maneira todas as pessoas da terra saberão que o Senhor é poderoso, e por isso tenham temor ao Senhor, vosso Deus, todos os dias."


Gilgal Israel
Gilgal - Israel

Gilgal era um lugar muito significante, pois estava localizado bem próximo a Jericó e era o primeiro acampamento (arraial) na terra prometida. Era o local onde eles levantaram um memorial para a passagem miraculosa do Jordão. Era o local onde eles foram circuncidados. O lugar onde eles celebraram a 1ª Páscoa na terra prometida. Foi o lugar onde eles comeram a primeira produção da terra. O lugar onde Deus apareceu a Josué. Foi o primeiro lugar na Terra Santa que Deus chamou de Santo!

O que aconteceu em Gilgal foi uma chave para Israel conquistar a terra prometida!
Vamos dar uma olhada no que aconteceu em Gilgal.

Cruzaram o rio, levantaram um memorial, e a próxima coisa que eles fizeram em Gilgal foi: a circuncisão. Pois, enquanto ficaram 40 anos no deserto ninguém foi circuncidado.

A circuncisão foi o sinal da aliança deles com Deus. E isto significou que eles pertenciam a Deus.

Naquele tempo disse o Senhor a Josué: "Faze facas de pedra, e torna a circuncidar segunda vez aos filhos de Israel. Então Josué fez para si facas de pedra, e circuncidou aos filhos de Israel no monte dos prepúcios." Josué 5.2-3 ACF.


pedras afiadas
Logo que chegaram na terra prometida, todos os homens foram circuncidados

Vocês gostariam de ter esta experiência?

Imaginem Josué se pondo em frente de todo o povo e dizendo: "Aqui estamos, esta é a terra prometida! E isto é o que Deus tem para nós! Eu tenho aqui comigo algumas facas feitas de pedra e estão bem afiadas, então agora quero que todos os homens coloquem-se em fila bem ali, porque serão todos circuncidados!"


E aconteceu que, acabando de circuncidar a toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam. Josué 5.8 ACF.


A circuncisão não foi uma experiência agradável; pois não foi uma dor somente física, visto que os deixou fracos e vulneráveis.

No livro de Gênesis 34 temos o que aconteceu no passado com Diná e o que seus irmãos, Simeão e Levi, fizeram para vingar a honra dela exatamente após a circuncisão de todos os homens de uma cidade, que se prontificou a serem circuncidados para se tornarem aliados de Jacó (Israel).


Todos os israelitas, que agora estavam na terra prometida, sabiam dessa história.

Quando você é circuncidado você fica indefeso e desamparado!

E eles estavam morando agora na terra dos gigantes.

Os nativos de Canaã eram hostis e muito grandes!

Quarenta anos antes os espiões foram a Hebron e disseram que eram anaquins! Os filhos de Anaque tinham altura aproximadamente de 2m e 74 cm. Eles eram terríveis, e o povo se sentiu pequeno como um gafanhoto perante eles!

Provavelmente Golias era parente dos anaquins, e Canaã tinha todas as armas inimigas de Golias!

A Bíblia os chama de Nefilins, e os judeus acreditam que os Nefilins eram seres meio-humanos (descendentes que vieram da miscigenação entre humanos com demônios).

Por isso, quando eles viram os gigantes seus corações se derreteram (em pavor).


Agora, quarenta anos depois Israel estava pronto para entrar na terra, porém os gigantes "ainda" estavam lá!!! E a primeira coisa que Deus fez foi deixar o povo totalmente indefeso!

A circuncisão significou: "Morrer para a sua força!"

Eles morreram para a força deles, se tornando vulneráveis e totalmente dependentes de Deus!

Esta é a descrição do que é a circuncisão:

  • Significa morrer para a sua independência. "Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz." Dt 10.16 ACF.

  • Significa que toda a sua confiança está nEle. Deus quer que sejamos circuncidados, em nossos corações. "Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne." Fp 3.3 ACF.

Dessa maneira, para entrar na terra da promessa você corta/elimina toda sua confiança em sua própria habilidade e coloca toda a sua esperança nEle.

O resultado da circuncisão é que o Egito foi finalmente quebrado!

O Egito se tratava de orgulho & autossuficiência.

Disse mais o Senhor a Josué: "Hoje retirei de sobre vós o opróbrio do Egito; por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje." Josué 5.9 ACF.
Pessoas treinando em academia levantando pesos
A força da estação passada

Deus não quer que você tome o Egito como sua terra prometida! Ele quer cortar e eliminar seu orgulho, sua autossuficiência para que você aprenda a confiar nEle. Ele quer que você veja que mesmo quando você está fraco, ele pode ser a sua força. Sendo assim, Josué viu que a entrada na terra prometida significou que:

  • a força da estação passada estava acabando.

Homem com mochila e boné andando no campo
Na terra prometida Deus será a sua força

Nós precisamos aprender a andar próximos de Deus e encontrar uma nova fonte de força!


E quando eles morreram para as suas próprias habilidades, eles celebraram a Páscoa!


"Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas campinas de Jericó." Josué 5.10 ACF.


A Páscoa não somente os tirou do Egito mas os levou a Terra prometida!

A Páscoa te leva a uma transição, e te deixa um passo mais perto da bênção, porque as promessas de Deus sempre vêm pelo sangue do nosso Cordeiro Pascal.

Eles passaram a Páscoa na terra, mas primeiro tiveram que ser circuncidados.

pães ázimos e espigas tostadas
Pães ázimos e espigas tostadas

Um dos resultados da Páscoa: Eles entraram em um novo nível de provisão!


"E, ao outro dia depois da páscoa, nesse mesmo dia, comeram, do fruto da terra, pães ázimos e espigas tostadas." Josué 5.11 ACF.



Isto foi maravilhoso, mas ao mesmo tempo desconfortável!

Porque eles estavam esperando por quarenta anos! E finalmente puderam aproveitar do fruto da terra, mas na hora em que comeram e provaram, o maná parou!


"E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do fruto da terra, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano comeram dos frutos da terra de Canaã." Josué 5.12 ACF.

Para você obter leite & mel é preciso que você desista do maná!!!

Era fácil de se conseguir o maná! Era só sair da tenda pela manhã e pegá-lo (ele caía do céu!)

Há segurança no maná. Não é preciso arar o maná e nem cuidar do campo! Deus sempre deu fielmente o maná a eles seis dias da semana, e eles o tiveram por 40 anos!

israelitas pegando o maná no deserto
Israel teve maná por 40 anos

Eles estavam acostumados a isso, seus filhos cresceram comendo maná e eles tinham as suas receitas favoritas feitas com maná!

E, de repente: "Não há mais maná!"

Isto é muito desconfortável.

Leite e mel em uma mesa de madeira, atrás está o campo.
Você precisa desistir no maná para ter leite e mel

Josué aprendeu que entrar na promessa significava que:

  • a força da estação passada estava acabando.

  • o suprimento/provisão da estação passada estava acabando.

Eles tinham que confiar em Deus, para mostrar-lhes como andar na nova provisão.


A visitação do Senhor

E então, eles tiveram uma visitação do Senhor, que foi muito boa, mas também assustadora!

"E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos? E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim." Josué 5.13-15 ACF.


Deus veio até eles, mas trouxe notícias perturbadoras!

Vejam que, quando Josué estava se preparando para a batalha de sua vida, ele perguntou a Deus se Deus estava do seu lado e Deus disse: NÃO!

Deus não está do seu lado! E a boa notícia é que Ele também não está do lado do seu inimigo!
Ele é o Comandante do exército do Senhor, e se você for esperto como "Josué", você ficará ao lado dEle. Porque Ele não veio para tomar partido, Ele veio para assumir o controle, o comando!

Esta é uma das coisas mais importantes que você tem que aprender!

Deus não está lá para ajudar você a cumprir a sua agenda!!!!

Algumas pessoas pensam que Deus está lá, para que (elas) possam conseguir o que quiserem! Algumas usam Deus como um aspirador de pó! Mantêm Ele guardado até precisarem dEle para limpar a sua sujeira e toda a bagunça que fizeram! Elas pensam: Deus é um bom Deus, Satanás é o mal, confio em Jesus e Ele será meu mordomo chefe!

Pois bem, tenho que dizer a vocês que não é assim que as coisas funcionam! Ele não está lá para ajudar a cumprir a sua agenda! Ele é o Rei! Ele chamou você para estar ao lado dEle! Se você o servir grande bênção virá!
Homem ajoelhado ao por do sol louvando a Deus
Que diz meu Senhor a seu servo?

Deus disse: Eu não estou aqui para me alinhar contigo, mas se você quer receber a minha bênção, VOCÊ precisa se alinhar a mim!

Josué entendeu na hora e se prostrou com seu rosto em terra! E respondeu: "Que diz meu Senhor a seu servo?"

Esta é uma resposta muito sábia e sensata que abriu a porta para a promessa!


Veja, se você o serve, você recebe bênção. Mas saiba sempre que é Ele quem está no comando, no controle! É importante saber quando você está pronto para entrar na terra prometida, pois entrar na promessa requer obediência inquestionável.


"Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." Josué 1. 7-8 ACF.


Vejam, eles estavam prestes a enfrentar um teste de obediência chamado: Jericó!

E, portanto, logo no início, eles precisavam saber quem era o chefe, quem dava as ordens, quem tomava as decisões, quem planejava as estratégias.

A boa notícia é que Deus disse a ele: Você pode estar do meu lado.


Josué aprendeu que entrar na promessa significava que:

  • a força da estação passada estava acabando.

  • o suprimento/provisão da estação passada estava acabando.

  • a autossuficiência da estação passada estava acabando, e eles precisavam aprender a seguir o Rei!

E tudo isto é o que foi necessário para conquistar a terra! E não foi uma coisa fácil!

Boa notícia: A Páscoa foi na terra prometida.

Má notícia: Porém, primeiro, eles foram circuncidados.

Boa notícia: Comeram o fruto da terra prometida.

Má notícia: Na terra prometida não tem mais maná.

Boa notícia: Deus foi visitá-los na terra prometida.

Má notícia: Deus está chamando você para colocar de lado a sua agenda, e fazer o que Ele diz!


Tudo isso pode fazer com que você fique muito desconfortável!

Penso que tiveram momentos em que Josué sentiu-se assim, muito desconfortável. E no entanto, apesar disso, Josué conquistou a terra e levou toda a nação com ele.


Agora, vamos dar uma olhada nas 5 chaves que permitiram que Josué possuísse a promessa.
Um livro aberto
Conheça o desejo de Deus

1ª) Ele sabia qual era a promessa = Josué sabia que Deus tinha dado a terra de Canaã para Israel. Ele conhecia Nm 33.53 que diz: "E tomareis a terra em possessão, e nela habitareis; porquanto vos tenho dado esta terra, para possuí-la." Deus tinha feito Seu decreto, a terra pertence e sempre pertencerá a Israel. Este é um fato estabelecido no céu! Então esta é sempre a 1ª chave: Você precisa saber o que Deus prometeu a você! Deus disse que Ele deu a terra para Israel! Deus diz que Ele lhe concedeu tudo o que diz respeito a vida e à piedade (2Pe 1.3). Quantas coisas estão incluídas em tudo? Tudo é tudo! Este é o ponto de partida da fé! E fé vem pelo ouvir o que Deus disse! Você não pode reivindicar uma bênção, sem saber o que Deus te oferece! Você precisa saber o que Deus disse, e felizmente Deus tem um livro, que é a Bíblia, para que você leia e saiba o que Ele diz! Exemplo: se você precisa de cura, você precisa saber passagens da bíblia como: Êxodo 23.25-26; Salmos 107.19-21; Salmos 103.2-5; Tiago 5.14-16. O FUNDAMENTO DA FÉ É CONHECER O DESEJO DE DEUS E A PALAVRA DE DEUS!

Segunda chave do aprendizado de Josué
Esteja pronto para o conflito

2ª) Ele estava pronto para o conflito = Quando você está confiando em Deus para cumprir uma promessa, você precisa reconhecer que há forças que trabalham se opondo aos desejos de Deus. Portanto, para possuir o que Deus quer dar a você isto vai requerer uma batalha. E isto foi o que Josué descobriu. Deus concedeu a Israel o título de propriedade da terra, mas haviam inimigos que precisavam ser expulsos, pois estavam ocupando essa terra. E isto é exatamente o que a gente enfrenta. Deus nos deu muitas promessas e Ele quer que experimentemos todas elas, mas temos um inimigo que quer roubar, matar e destruir. Antes de podermos experimentar as bênçãos, nós precisamos aprender a resistir ao inimigo. Quando você tenta possuir a promessa, você frequentemente se vê confrontando um inimigo espiritual. Há demônios espirituais designados a cumprirem os planos de Satanás para roubar, matar e destruir o que Deus ama. Há espíritos de pobreza, espíritos de enfermidade, espíritos de descrença, espíritos de opressão. Se um espírito inimigo está acampado sobre a sua herança prometida, você não pode possuir a promessa "sem confrontar" aquele espírito! Então, como você expulsa o inimigo que está acampado sobre a sua herança? Com a arma da Palavra de Deus. Você pega a sua "espada" e diz: Não Satanás! Aqui está o que Deus diz, isto é o que a Palavra de Deus diz e ela é a Verdade. Foi assim que Jesus expulsou o diabo (Mt 4.1-11). Portanto, sempre que o diabo estiver em "seu caso" confronte-o diretamente! Satanás, eu lhe ordeno que saia porque está escrito (e aí você usa a Palavra de Deus). Saiba que você pode falar diretamente ao diabo! Sim, você pode falar aos demônios diretamente e expulsá-los! "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4.7). Se você fizer isso e disser isso em fé, o diabo terá que sair; porque ele não pode se opor a Palavra de Deus. Israel não poderia simplesmente sentar e "esperar" que um dia o inimigo fosse embora! O povo poderia crer de todo o seu coração que Deus deu a eles a terra, porém até que eles confrontassem o inimigo, eles não poderiam possuir a promessa (a terra). Muitas pessoas nunca recebem o que Deus prometeu porque elas receiam e temem o confronto com o diabo! Se você está oprimido por um espírito de enfermidade, você deve expulsar este espírito maligno para reivindicar sua cura! Uma grande parte da posse é superar o medo do conflito. Deus ensinou Josué que voltasse a Josué 1, porque por 7 vezes nesse capítulo Deus prometeu dar a terra para Israel; por 4 vezes Deus prometeu estar com Israel e dar a eles a vitória; e por 4 vezes Deus dá a Josué uma exortação para ser forte e corajoso. 1.6 = Esforça-te e tem bom ânimo; 1.7 = Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo; 1.9 = Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; 1.18 = Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo. Com certeza Deus está tentando dizer para ele algo! Deus diz: "Eu darei a vocês a terra; porém você deve ser forte e corajoso para tomá-la! Você deve ser forte e corajoso o suficiente para lidar com cada inimigo que encontrar e avançar rumo à vitória." E isto é exatamente o que nós precisamos fazer! Se você retornar quando encontrar uma oposição, você nunca receberá a promessa. Deus te diz: "Seja forte e corajoso!"

Homem olhando plano estratégico
Obedeça a tarefa que Deus te deu

3ª) Perguntar a Deus qual é a estratégia dEle e Obedecer! (Faça o que Ele te pediu para fazer) = Vemos isto em Jericó. Este é o primeiro lugar que Israel foi da terra prometida. Era uma cidade fortificada a ponto de ser conhecida como a cidade que possuía a principal fortaleza de toda a terra prometida. E os habitantes de Jericó pensavam que estavam seguros e salvos, por causa dos poderosos muros que rodeavam toda a cidade de Jericó. Era como que se não houvesse uma maneira para que Israel conquistasse a terra! Mas Deus tinha uma estratégia! (Deus sempre tem uma estratégia!) E, conforme Israel confrontou o que parecia ser uma situação impossível de ultrapassar, Deus deu a Josué uma tarefa/missão. Deus disse a ele que Israel deveria marchar ao redor da cidade por sete dias. Deveriam marchar em silêncio e no sétimo dia, marchar em torno da cidade sete vezes. Então gritar e soprarem os shofares, e eles obedeceram as instruções de Deus. Este era um teste de fé! Pois não fazia nenhum sentido ficar rodeando a cidade e depois gritar e tocar shofares! Mas eles obedeceram! E o povo de Jericó, em cima dos muros da cidade, olhava para eles fazendo isso e ria deles! Mas eles obedeceram, dia após dia marchando. E este foi o maior teste de fé! Porém, quando eles tocaram os shofares, os muros que protegiam e rodeavam toda a cidade de Jericó desmoronaram. Os exércitos de Israel se apressaram e entraram correndo na cidade, e Jericó foi conquistada! Deus deu a Israel uma tarefa/missão que pareceu muito estranha, mas a obediência trouxe avanço. Jericó é um exemplo do que chamo de "Princípio de uma coisa" : Se você está precisando confiar em Deus, Ele geralmente lhe pedirá para fazer uma coisa. Algo que parece bobo, idiota e totalmente irrelevante, porém se você o fizer terá um avanço surpreendente e incrível! Isto é o que significa o "Princípio de uma coisa!" Vou dar um exemplo pessoal: quando eu escrevi meu primeiro livro, considerado um livro muito bom, porque todos que o liam diziam que precisava ser publicado. E então comecei a falar com as editoras cristãs; e, uma a uma foram rejeitando o meu livro. Ninguém se interessava. É muito difícil para um autor que está começando ser publicado. Eu tentei tudo o que vocês possam imaginar e nada deu certo. Isto durou meses e eu estava muito frustrado. Então, fui até ao Senhor e perguntei: O que eu preciso fazer para que meu livro seja publicado? E, naquela época alguns amigos convidaram eu e a minha esposa Linda, para irmos ouvir um pregador em uma outra igreja e eu fui com eles; mas, realmente, eu não gostei daquele pregador... ele não tinha nenhuma unção, na verdade ele tinha a unção de não ter unção... e eu pensei, se eu não tivesse vindo com essas pessoas eu iria embora agora! E então, chegou a hora da oferta e o pregador disse: "Agora pergunte a Deus o que Ele quer que você oferte!" E eu pensei HAHAHA, o que eu vou dar pra esse cara é nada! Porém, mesmo pensando assim, eu perguntei para o Senhor, ali em silêncio, e Deus me disse: DÊ duzentos dólares = (em reais hoje a quantia é de R$ 1.012,10). E eu falei para Deus: O quê??? Então, decidi checar com a minha esposa se eu estava mesmo ouvindo isso de Deus! Perguntei: "Linda, Deus te disse algum valor?" E ela me disse algo que nunca tinha dito antes: "Deus disse que você sabe o valor!" Ok... eu disse... E peguei meu talão de cheques e escrevi 200 dólares! E quando o gazofilácio das ofertas veio até nós, eu coloquei o cheque preenchido lá, e depois que passou por nós, com meu cheque dentro..., minha esposa falou: "Deus me disse agora, que acabou de liberar o seu livro para ser publicado!!!" Uma semana depois, o diretor de uma importante editora entrou em contato comigo e me pediu para enviar para ele uma cópia do meu livro! Em duas semanas estávamos fechando contrato para que meu livro fosse publicado! Portanto, quando você precisar de um avanço, faça a coisa que Deus pediu para você fazer! (Quando me perguntam como fiz para que meu primeiro livro fosse publicado eu digo: encontre alguém que você não gosta e dê a essa pessoa 200 dólares!!! Rs... Faça o que Deus pediu para você fazer e saiba que o avanço virá!).


mesa com xícara de café com leite, caneta e um papel escrito persevere
O teste de resistência exige que você persevere

4ª) Esteja disposto a perseverar até que você vença = Persevere até vencer! = Buscar a promessa não é fácil. Muitas das vezes é necessário toda a força que você tem e mais um pouco! Porém, você deve decidir perseverar, e continuar até chegar lá. Em Josué 10, os reis do sul se juntaram para atacar Gibeom e os gibeonitas enviaram uma palavra a Josué: "Venha rápido e nos salve!" Então, Josué marchou de Gilgal com todo o seu exército. Depois de marcharem por toda a noite Josué os pegou de surpresa. O Senhor os colocou em confusão e Israel os perseguiu por todo o caminho até Bete-Horom. Enquanto fugiam diante de Israel, o Senhor lançou grandes pedras de granizo sobre eles, e mais deles morreram por causa do granizo do que pelas espadas dos israelitas. Eles marcharam por toda a noite e lutaram o dia inteiro e, quando o final do dia chegou, a batalha ainda não tinha acabado! Josué precisava de mais tempo para derrotar o inimigo; então, ele pediu a Deus que fizesse o sol ficar ainda brilhando no céu. E Deus respondeu a sua oração! Em Josué 12, Deus deu a ele 12 (doze) horas a mais de dia para que ele pudesse vencer o inimigo. Imaginem como eles se sentiram no final de tudo isso! Esta não foi uma batalha fácil, ela serviu como um teste de resistência e significava pressionar com toda a força. E eles perseveraram e venceram. Muitas vezes a batalha da fé não é fácil. Quando você está pressionando (forçando) para alcançar a promessa, você fica cansado de batalhar e quer parar. E a Palavra de Deus para você é: "Não pare! Se você continuar, você irá vencer!"

um jogo de palavras cruzadas escrito non stop
Não pare!

5ª) Não faça uma pausa = Deus deu a Josué uma promessa interessante, Ele disse: "Darei a você toda a terra." E então, Ele explicou como Josué poderia possuir a terra. "Eu darei a você todo lugar que pisar a planta do vosso pé!" Ou seja, cada lugar que Israel colocasse a planta dos seus pés, seria deles! O que Deus estava fazendo era: Israel tem que escolher quanto de terra vai receber. Se eles decidissem reivindicar somente um pouco de terra, é o que eles teriam. Mas se eles estivessem dispostos a se levantarem em FÉ para reivindicar TODA a terra, eles poderiam tê-la por inteiro.

Conforme você for lendo o livro de Josué, verá que ele pisou com seus pés por toda a terra da promessa. Veja que Josué se moveu por fé:

  • Jericó.

  • Aliança com os reis do sul.

  • Aliança com os reis do norte.

  • Longas e difíceis batalhas.

  • A fé deles foi testada, estavam cansados e exaustos, chegaram no limite de suas forças e precisaram continuar indo.

  • Mas quando eles terminaram, TODA a terra era deles. Eles possuíram o que Deus tinha prometido.

E então nos perguntamos: Como eles fizeram isso? O que os manteve no caminho? Como eles não ficaram desencorajados e cansados a ponto de desistirem?

A RESPOSTA ESTÁ EM GILGAL

Durante todos os testes e todas as batalhas, eles continuavam voltando para Gilgal.
  • Foi saindo de Gilgal que eles marcharam ao redor de Jericó por 7 dias - Josué 6.

  • Depois das batalhas de Jericó e Ai, eles voltaram novamente para Gilgal - Josué 10.6-7.

  • Depois de toda a noite marchando e um dia todo de batalha para derrotar os amorreus, eles retornaram para Gilgal - Josué 10.15.

  • Depois de derrotarem os reis do sul, eles retornaram para o arraial de Gilgal - Josué 10.43.

  • Depois de derrotarem a aliança dos reis do norte, eles de novo voltam a Gilgal - Josué 14.6.

Por que eles voltavam para Gilgal?

  • Porque em Gilgal foi onde eles tinham estabelecido um memorial para a obra miraculosa de Deus de trazê-los para a terra! Quando você recorda milagres que Deus fez no passado, isto libera fé para o futuro! Lembrar milagres libera fé!

Fim de tarde cor magenta a beira do rio
Lembrar os milagres de Deus libera FÉ para o futuro
Deus disse que quando eles vissem aquele memorial (12 pedras), eles seriam lembrados de que o Senhor é poderoso, e que eles temeriam o Senhor seu Deus para sempre. (Josué 4.4-8).
  • Gilgal também era o local que eles tinham firmado aliança com Deus. Cada homem do exército que voltasse para Gilgal se lembraria vivamente o que tinha acontecido ali, a circuncisão. E isto os faria lembrar que eram o povo de Deus (que pertenciam a Ele).

  • Gilgal também era o lugar da Páscoa. Quando eles declararam que, pelo sangue do cordeiro, foram redimidos das mãos do inimigo.

  • Gilgal foi o lugar onde eles finalmente receberam a promessa de provisão de Deus.

  • Gilgal foi o lugar onde a presença de Deus os encontrou.

Então, quando eles tinham tido uma batalha, quando eles sentiam-se vulneráveis, quando eles sentiam-se desconfortáveis e a sua fé era abalada; eles voltavam para Gilgal e sua fé era restaurada!

Deus quer que você saiba que você pode voltar para Gilgal.

Você vai para Gilgal quando você se lembra das grandes obras de Deus para você, das obras que Ele fez por você, em sua vida.

As pedras em Gilgal eram um memorial real. Eles viam aquelas pedras e elas os levavam a lembrar como eles se sentiram quando atravessaram o rio Jordão; e então, eles se lembravam do que Deus fez por eles.

pedras sobrepostas na praia
Levante um memorial e lembre-se do Senhor
Então, lembre-se você também! Junte-se com seus amigos e compartilhem testemunhos do que Deus fez para você!
Te curou? Te libertou? Como foi quando você foi batizado nas águas? E no batismo com o Espírito Santo? Levantem memoriais para se lembrarem!

Você vai para Gilgal quando você se lembra da sua aliança. A ceia do Senhor é um memorial! Agradeça a Deus por pertencer a Ele! Agradeça a Jesus por ter morrido por você!

Você vai para Gilgal quando você celebra a Páscoa.

Você vai para Gilgal quando você declara, pela fé, que você foi redimido pelo sangue do Cordeiro e então você vê o inimigo fugindo.

Você vai para Gilgal quando você se lembra das vezes que a presença de Deus te visitou e Deus falou com você.

Portanto, quando você estiver em uma batalha, e se sentir fraco, volte para Gilgal e lembre-se o que Deus fez por você no passado e seja fortalecido para lutar novamente.

Deus está te dizendo: "Volte para Gilgal e receba força para conquistar."

Lembre-se o que Deus fez, e ganhe fé para o futuro!

Deus te prometeu cura, provisão, paz, libertação, amor, proteção e esperança para o futuro.

Deus prometeu muitas coisas, mas você só consegue aquilo em que põe os pés! E isto significa confrontar cada inimigo que está acampado na tua terra.


Então determine e decida possuir a promessa,

e não pare de caminhar até que você obtenha TUDO!


Senhor Jesus, obrigado por todas as suas promessas e por toda a sua bondade.

Eu libero uma unção de perseverança, uma unção de avanço, para que você obtenha cada promessa em nome de Jesus!

homem a beira de um rio declarando vitória, olhando para montanhas douradas
Conquiste e Lembre-se!

Posts recentes

댓글


bottom of page