top of page

Post

  • Foto do escritorCláudia Zorat C. Faria

Nissan 2023 - A primavera chegou!

ESTE É O MÊS PARA SE DECLARAR: A PRIMAVERA CHEGOU!*


*Nota de Tradução: É preciso entender que estamos falando da "primavera espiritual", ou seja, mesmo você estando em um país onde a estação do ano neste momento seja outono, inverno ou verão, este período de tempo no calendário de Deus é primavera!


Nissan é o primeiro mês do ciclo anual de festas de Deus. Neste mês temos a festa da Páscoa, a festa dos Pães Ázimos (sem fermento), e a festa das Primícias; todas são chamadas de festas da primavera.

Em nosso calendário romano Nissan costuma começar em março e segue por todo o mês de abril (neste ano começou dia 23/3).

Nissan é um mês muito significante, primeiro de tudo por ser o mês da Páscoa, e esta é a primeira festa no ciclo anual de Deus! E Páscoa é sobre ser redimido pelo sangue do Cordeiro e ser retirado das mãos do inimigo, e também é sobre onde vocês começam a sua caminhada com Deus. Sempre começamos com redenção, que é a Páscoa!

A raiz da palavra Nissan é Nissim que significa milagres. Portanto, esperem milagres neste mês! Esta palavra também significa redenção.

Vejam, na Páscoa nós celebramos a redenção pelo sangue de Jesus, que é o nosso Cordeiro Pascal. E também celebramos o milagre de Sua ressurreição. Os judeus também chamam este mês de Aviv que em hebraico significa primavera (tempo da primavera).

Percebam que viemos de uma estação de inverno e agora é tempo da vida romper. Ou seja, é hora da vida brotar, desabrochar, surgir. A primavera* é uma estação significante no reino natural e também no reino espiritual.

Primavera em Israel e nos EUA

*Nota de Tradução: As estações do ano são nessa ordem: outono, inverno, primavera e verão. E se repetem continuamente, ou seja, depois do verão temos o outono, e depois deste temos o inverno, e depois do inverno vem a primavera e depois desta vem o verão, e assim seguem-se sucessivamente. Por esta razão é que ele diz acima, que "viemos de uma estação de inverno". Porque depois do inverno sempre vem a primavera. E a próxima estação será o verão e assim por diante sempre. Isso nunca muda, pois são as estações do tempo (no mundo todo) instituídas por Deus. Porém, devemos lembrar que o professor deixou bem claro que ele está falando da "primavera" espiritual. O que isto significa? Significa que a nossa vida tem estações, e que passamos por elas independente da estação do ano em que estamos (no mundo). Exemplo: Ele está explicando que no calendário judaico toda essa simbologia se refere a estação da primavera, porém aqui no Brasil (América do Sul) estamos no outono que começou dia 20 de março/2023. As estações do ano mudam conforme o hemisfério em que estamos, no Brasil é outono, pois estamos no hemisfério Sul. Porém, em Israel e nos EUA, ambos no hemisfério norte, neste período do ano (agora) é primavera.


Outono no Brasil - de 20/03 a 21/06/2023

Outra palavra hebraica para primavera é "teshuvá", que também significa arrependimento. Portanto, a primavera nos mostra com o que se parece o arrependimento.

Arrependimento é se afastar de uma estação fria e morta, e se mover para uma estação de vida! Ou seja, sair do inverno e entrar na primavera!

Sendo assim, se na sua vida você estiver em uma estação fria e morta, eu tenho uma boa notícia para você! Você pode se arrepender, sair do inverno e entrar na primavera.


Nissan é o mês para se afastar das coisas que te prenderam (como uma armadilha) naquela velha estação de morte, e dar um passo adiante em direção a promessa de Deus. É disso que se trata a Páscoa!

Parte da Páscoa envolve passar (andar) por sua casa para remover toda impureza, imundícia e profanação; e, somente depois disso é que você estará livre para caminhar e avançar com Deus.

Através do sangue de Jesus, nosso Cordeiro Pascal, nós somos resgatados (redimidos) da escravidão e liberados (libertados) para entrarmos na promessa.


Nissan também é o mês das Primícias. O plantio da cevada era feito no inverno e a colheita da primeira safra acontecia na primavera. Porém antes de fazerrem a colheita completa, eles colhiam dois molhos/maços de cevada que eram presenteados a Deus como Oferta de Primícias no domingo depois da Páscoa. E este dia foi chamado de "A Festa das Primícias". Esta festa é importante porque dando uma "oferta de primícias" eles tinham a garantia da colheita completa que viria. Com isto as lavouras amadureceriam ao longo do ano todo. Porém este não era somente o único período do ano em que eles davam uma oferta de primícias.


Cevada era no início da primavera, trigo no começo do verão, uvas no fim do verão e, azeitonas no inverno.

Os judeus traziam ofertas de primícias a cada safra. E estas eram as ofertas de primícias que levavam para Deus durante o ano todo. Porém, a safra de cevada era a primeira colheita de todas as colheitas! Por isso esta oferta era importante, pois era "A primeira das primeiras" e garantia a colheita de todas as outras colheitas do ano.


Portanto, o domingo depois da Páscoa, conforme eles apresentavam os molhos/maços de cevada ao Senhor eles diziam: O que nós vemos hoje é a primeira de muitas colheitas que estão por vir.

E é por este motivo que Deus escolheu aquele dia para o maior evento da história! A Festa era também o Dia da Ressurreição de Jesus.

Jesus morreu na Páscoa para ser o nosso Cordeiro Pascal.

Ele nos redimiu pelo Seu sangue.

Mas Deus levantou Jesus da morte NA FESTA DAS PRIMÍCIAS para mostrar que Jesus era o primeiro dos primeiros de uma nova criação!

O apóstolo Paulo diz que a ressurreição de Jesus garante a nossa ressurreição.

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. 1Co 15.20 ACF.

Ele é o Primeiro dos primeiros da humanidade ressuscitada, ou seja, Ele é o Primeiro de muitas colheitas que estão por vir.


Por isto Nissan é um mês de primeiros.

O mês da colheita da cevada, que é a primeira colheita do ano.

O mês da Páscoa.

O mês da primeira festa do ciclo anual de Deus.

Em Nissan, Deus redime Israel livrando-o do Egito.

Nissan marcou o começo de Israel como povo de Deus.

Também em Nissan, o Vento de Deus abriu o Mar Vermelho, para que Israel pudesse começar sua jornada para a terra prometida.


A Tribo que está lincada com este mês é Judá!
As Tribos de Israel - ministração do Prof Robert Heidler
As Tribos de Israel - ministração do Prof Robert Heidler

E vocês sabem o por quê disso?

- Porque Judá SEMPRE foi a primeira tribo!

Quando Israel marchou através do deserto, Judá sempre foi primeiro.

Quando eles entraram em batalha, Judá de novo foi a primeira Tribo a ir.

Portanto, este primeiro dos meses é o mês de Judá.

Se entendermos Judá, teremos compreensão de Nissan.


O símbolo de Judá era o Leão, e Judá era o rei da Tribo e esta era a Tribo do Messias e é por isto que Nissan é chamado de rei dos meses.

Judá foi conhecido por várias coisas.


Primeiro, esta era a Tribo do Louvor!

O nome Judá significa louvor. (Por este motivo, aqui demos o nome ao nosso ministério de louvor, de Judá, e Judá vai primeiro).

Judá vem da palavra hebraica YADAH, e a raiz da palavra YADAH é YAD (que é a palavra hebraica para mão).

YADAH significa "estender a mão", o que vem a ser: Louve a Deus com suas mãos estendidas/erguidas/levantadas.


Vocês já se deram conta de que podem louvar a Deus sem dizer uma palavra?

Simplesmente levante suas mãos a Ele! Esta é uma das expressões mais bonitas e significantes de louvor a Deus. É a figura de uma pequena criança correndo de braços abertos e estendidos para sua mãe dizendo: Eu te amo, preciso de você, pegue-me em seus braços.

Então, levante os seus braços e diga: "Senhor eu te amo, preciso do Senhor, eu quero estar perto de Ti."

Porém, levantar as mãos significa muito mais que isso! Porque em hebraico "a mão" também é o símbolo de força e poder.

Então, levantar as mãos para Deus é dar a Deus sua força e suas habilidades, é colocar-se nas mãos dEle. E LOUVAR é extremamente importante neste mês! É O MÊS DO LOUVOR E ADORAÇÃO!
Este é o mês para nos aproximarmos de Deus e colocarmos nossas vidas em Suas mãos.
Judá significa louvar, mas possui um segundo aspecto.

Yadah pode significar "estender as mãos em adoração e louvor", mas também significa "estender as mãos em batalha!"

Na guerra, Yadah significa estender a mão para jogar, atirar, lançar uma pedra, uma lança ou usar uma arma para derrotar o inimigo!

Judá não é somente a Tribo do Louvor, mas também a Tribo da Guerra!

Biblicamente, o louvor e a batalha (a guerra) estão sempre conectados.

Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos. Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei. Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa. Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação. Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas. Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos. Salmos 149.1-6 ACF.

Ou seja, louvar a Deus é um ato de guerra contra satanás; o louvor quebra o seu poder e frustra (opoe-se, prejudica, detem e acaba) suas estratégias.

Este é o mês para se levantar contra o inimigo, no poder de Deus e prevalecer.

Egito era o inimigo de Israel, mas no mês de Nissan o poder do Egito foi quebrado e os filhos de Israel foram libertos.


Mais uma coisa que vocês precisam saber sobre Nissan.

Este é o mês para vocês alinharem as suas vidas para receberem uma colheita abundante.

O objetivo de Deus para vocês é a colheita. Ele quer que os seus celeiros sejam cheios e os seus tonéis (barris) transbordem, para que vocês experimentem o cumprimento das bênçãos que Ele prometeu. Ele também quer que vocês vejam uma colheita da justiça e retidão e uma colheita de almas.

Mas há um tempo de colheita (um cronograma), o Salmo 1 diz que Deus quer que vocês sejam como árvores plantadas junto a ribeiros de águas que dão frutos em sua estação! E em Eclesiástes, Deus nos diz que há um tempo para todas as coisas. Um tepo para semear e um tempo para colher.

"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo." Salmos 1.3 ACF.
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou." Ec 3.1, 2b ACF.

Deus quer que vocês tenham uma colheita abundante.

Mesmo no reino natural (na natureza), se você tentar plantar na estação errada você não terá a colheita que você espera ter. Se você estiver fora do tempo de Deus, você pode perder a colheita que Ele tem para você. Por isso, plantar e colher deve ser no tempo certo!


Vou dar em exemplo disto. Na (antiga) União Soviética* todas as coisas eram controladas pelos burocratas em um governo central; e os burocratas de Moscou arbitrariamente estabeleceram as datas em que os agricultores deveriam plantar e colher. Então, quando a ordem vinha de Moscou, eles plantavam as sementes. Porém com frequência o chão estava tão molhado ou úmido que as sementes apodreciam.

E quando a ordem vinha de Moscou, eles colhiam. Porém, o tempo estava errado, e as safras apodreciam nos campos...

Vejam, a Ucrãnia era o solo mais produtivo de terra arável de todo o mundo! Porém, porque eles não estavam "operando" no tempo certo "O PAÍS INTEIRO EXPERIMENTOU UMA TERRÍVEL FOME!"


*Nota de Tradução: O professor Robert, já ministrou na Rússia (antiga União Soviética) e na Europa Oriental, por este motivo é que ele cita este exemplo acima.


É por causa de coisas como estas, que o Senhor está falado a Sua Igreja sobre "ALINHAMENTO.

Pois, para experimentarmos a colheita que Ele quer, nós devemos estar alinhados: com Seus apóstolos, com os 5 (cinco) ministérios, com o Seu tempo e com a Sua Glória!

Quando Deus tirou Israel do Egito eles eram uma multidão mista. Eles foram libertos do Egito, mas não estavam prontos para avançarem e seguirem em frente como o povo de Deus e cumprirem Seu propósito, e então Deus os levou para o Sinai. E lá Deus os ensinou sobre alinhamento.

Ele alinhou os campos (arraial) do povo fisicamente.

Ele alinhou o povo com os Seus líderes.

Ele alinhou a todos com o Seu tempo.

E Ele os alinhou com a Sua Glória!

E por qual razão tudo isso foi importante?

É importante porque há poder no alinhamento!


Deus quer que vocês experimentem o poder do alinhamento!

O alinhamento correto irá liberar poder em cada área da sua vida!

Por isso, vocês precisam saber com quem estão alinhados.

Em cada esfera da vida certifique-se de que você está alinhado com o mais alto nível de unção apostólica que você possa encontrar.


Para Israel, o mês de Nissan se tratava sobre alinhamento!

Em Nissan, Deus alinhou o povo com Moisés. E sob a liderança de Moisés, Deus levou o povo ao Sinai e os ensinou sobre alinhamento em cada área de usas vidas. Ele alinhou fisicamente o arraial (campo) do povo. Ele pôs o tabernáculo no centro e posicionou as tribos ao redor, o que significava que as tribos estavam todas alinhadas umas com as outras e todos estavam alinhados com a Arca. Ou seja, TODOS estavam alinhados com Deus.



Quando todas as coisas estavam alinhadas foi criado um lugar onde a Glória de Deus poderia ser liberada, onde a Sua Glória poderia habitar no meio deles.





Uma das maneiras mais importantes de Deus alinhar Israel, foi alinhá-lo com o Seu tempo!

E enquanto eles ficaram acampados lá no Sinai, Deus começou a ensiná-los sobre Seus Tempos e Estações. E Deus deu a eles um ciclo de vida totalmente novo.


  • Uma vez por semana, tirem um dia para descansar e aproveitar a bondade de Deus!

E eles começaram a cada mês reunindo-se para louvarem a Deus, levarem a Deus Oferta de Primícias e ouvirem as palavras dos profetas. E três (3) vezes por ano todos se encontravam com Deus para permitir que Ele fizesse algo especial em suas vidas. E estes três encontros anuais são chamados de Festas Bíblicas, mas também são chamados de "hora marcada" (tempo determinado). Eles literalmente tinham uma "consulta" (reunião) com Deus e isto era um compromisso.

Conforme Israel alinhou suas vidas com o Tempo de Deus, eles experimentaram bênçãos incríveis. Alinharem-se com o Tempo de Deus os ajudou a ficarem em sintonia com o Espírito Santo. E isto fez com que estivessem no Tempo certo e no Lugar certo para não perderem as suas janelas de oportunidades. Porém os Tempos Determinados de Deus não foram somente dados para os judeus.

A Bíblia promete bênçãos para os gentios que honrarem os tempos determinados de Deus. (Zacarias 14.16-17 e Isaías 56.6-7).

A Igreja Primitiva também se alinhou com o Tempo de Deus, e as Festas Bíblicas eram consideradas Festas Cristãs. Porém durante a Idade das Trevas* o governo Romano forçou a Igreja a abandonar o Calendário Bíblico. O resultado disso é que a maioria dos cristãos de hoje nem sabem quais são os Tempos Determinados de Deus!


*Nota de Tradução: A Idade das Trevas é uma periodização histórica que enfatiza as deteriorações demográfica, cultural e econômica que ocorreram na Europa consequentes do declínio do Império Romano do Ocidente. (Fonte: Wikipédia).


No entanto, os Tempos Determinados de Deus ainda são fontes de Grandes Bênçãos!

E quais são os Tempos Determinados de Deus?

Deus deu três "Tempos Determinados" especiais para cada ano.

Estes são os tempos que Deus quer encontrar conosco não somente para uma celebração, para comermos e termos um ritual com pessoas; Ele quer que a gente permita que Seu Espírito faça coisas especiais em nossa vida.


1 - Páscoa = 1º mês = Redenção & Purificação = redenção pelo sangue & limpeza da impureza.

A Páscoa se trata de redenção e purificação.

Nós fomos redimidos pelo sangue, mas também fomos limpos da impureza para podermos avançar com Deus. E Deus quer que a gente se lembre disso a cada ano!

O ponto de partida da caminhada com Deus é a Redenção e a Purificação pelo sangue do Cordeiro.


2 - Pentecostes = 3º mês = Provisão = provisão Física (trigo), provisão da lei (Aliança com Deus), provisão do Espírito (Nova Aliança).

Pentecostes foi uma celebração de provisão. Primeiramente foi as Primícias da colheita do trigo que representa a provisão física de Deus. Depois foi a provisão da Lei (a provisão de Deus "debaixo" do Antigo Testamento). Deus os retirou do Sinai e no Pentecostes deu a eles a Lei. Porém, no Novo Testamento, isto está no livro de Atos onde fala sobre o derramamento do Espírito Santo: "Ele é a nossa provisão" debaixo da Nova Aliança, pois fomos redimidos e, uma vez redimidos, Deus quer que andemos na plenitude de Sua provisão.

  • Aqui há um período/estação de VERÃO (representado pelo VÉU na figura abaixo), e depois vem a próxima festa.

3 - Tabernáculos = 7º mês = Glória = habitar em Sua Presença

Tabernáculos é a celebração da Sua Glória. É tudo sobre habitar em Sua Presença. O objetivo de Deus aqui é nos trazer para a Sua Presença para experimentarmos a Sua Glória!


Eu penso que você pode entender melhor estes Tempos de Deus se você perceber que eles correspondem aos 3 lugares no Tabernáculo de Moisés (figura abaixo).

  1. Pátio Exterior (Páscoa) - O pátio exterior do tabernáculo era um lugar de redenção & purificação (simboliza a Páscoa). Você começa no altar onde você foi redimido pelo sangue, lá é sempre onde você começa a sua caminhada com Deus. E então há o "trabalho" onde você foi limpo da impureza (pia da purificação).

  2. Santo Lugar (Pentecostes) - E agora é o tempo de você ir para o santo lugar (simboliza o pentecostes) onde se celebra a provisão de Deus que era uma mesa (mesa dos pães da proposição) mostrando que Deus trouxe o pão da terra e que Deus conhece e atende as nossas necessidades físicas. Depois havia a "menorá" (candelabro) e o livro de Apocalipse diz que ela representa os 7 espíritos de Deus, e então havia o altar de incenso representando o nosso acesso a Deus em oração.

  3. Santo dos Santos - (Tabernáculos) - Depois desse lugar havia uma cortina chamada de véu e, do outro lado deste véu estava o Santo dos Santos (simboliza Tabernáculos), onde a Arca da Aliança ficava e a Glória de Deus era manifestada no meio do Seu povo.

Veja que os Tempos Determinados de Deus são realmente uma jornada para se chegar à presença de Deus. É como caminhar através do Tabernáculo e, a cada ano, você começa no Pátio Exterior (1), passa pelo Santo Lugar (2) e termina no Santos dos Santos (3).

Agora, na figura abaixo, veja a similaridade entre as Festas e o Tabernáculo de Moisés:


Similaridade das Festas Bíblicas com o Tabernáculo de Moisés
Similaridade das Festas Bíblicas com o Tabernáculo de Moisés
O objetivo destas 3 Festas é trazer para você, uma experiência nova da Glória de Deus a cada ano!

Nissan é o mês para nos alinharmos com o ciclo de vida de Deus e, à medida que nos alinhamos com as estações de Deus, experimentamos a colheita. E Deus quer que a sua vida esteja tão alinhada com Ele, a ponto de você poder plantar em Tempo de Semente e colher uma abundante colheita!


Portanto, este é o mês para se declarar que a primavera chegou! Pois haverá milagres!

É hora de se chegar diante de Deus EM LOUVOR, e se levantar contra o inimigo EM BATALHA!

Este é o mês que estabelece o curso do seu futuro!

Então, neste mês de Nissan, celebre a Páscoa alinhando sua vida com os Tempos de Deus,

e entre para a plenitude de Sua colheita!


Colheita de azeitonas
Colheita de azeitonas

Posts recentes

Comments


bottom of page