Nissan é o mês da Páscoa. Em hebraico, este mês é conhecido como Abib/Aviv. Esta é a estação da "primavera" e um tempo para "transição, passagem, cruzamento" na herança que foi prometida a cada um de nós.
Josué instruiu o povo para "se santificar" antes da passagem do Jordão. Santificar significa separar-se das coisas que o impediriam de avançar para a guerra por causa de sua promessa.
Este é um mês em que a profecia redentora começa a se manifestar.
Este é o mês em que os milagres começam em sua vida, para desenvolver um novo padrão para o futuro.
Este é o mês em que você encontra seu carneiro no arbusto (como foi com Abraão).
Este é o mês em que os reis determinam como eles irão para a guerra no futuro. E, quando um rei vai para a guerra, nós vamos para a guerra. "Pessach" é a palavra hebraica para Páscoa; significa dar um salto para frente ou retroceder.
"Eu decreto que estamos dando um salto a frente!"
Um tempo para ABAR!
Há uma palavra e um conceito do Antigo Testamento que capta a essência do que acontece quando nos alinhamos ou nos realinhamos com Deus e Seus propósitos.
A palavra é abar, e significa "atravessar, penetrar". É a palavra raiz para o termo descritivo "o hebraico" usado (sobre Abrão) em Gênesis 14.13.
Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu. Gn 14.13a - ACF.
Ele foi chamado de "o hebreu" porque havia cruzado para fora de sua pátria e para uma nova região quando instruído pelo Senhor para fazê-lo.
Embora esta palavra seja frequentemente usada num sentido genérico de transição de um lugar para outro, ela também tem sido usada às vezes para denotar "travessias" muito significativas que se tornaram eventos marcantes na vida das pessoas, como foi referenciado em Abrão.
Alguns outros exemplos são:
O Senhor "passou entre" (abar) os pedaços do sacrifício pacífico que Abrão ofereceu a Deus (ver Gn 15.17). É como se Deus estivesse dizendo: "Tu, em obediência, cruzaste para Mim, Abraão; agora Eu estou cruzando para ti em alinhamento pactual". A "travessia" pode ser um ato de pacto.
Deus "passou por" (abar) Moisés em Êxodo 33.19-22, mostrando-lhe Sua bondade e glória. Quando Deus "cruza, passa" para nós, são reveladas facetas de Sua natureza e caráter.
Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. Ex. 33.19-22 - ACF.
Uma nova geração "atravessou" (abar) em sua herança nos capítulos de 1 a 4 de Josué. Em Josué 3.4, o Senhor instruiu Israel a vigiar ou seguir a arca da aliança (do pacto) "porque vós não passastes [abar] por este caminho antes". Cada geração deve ter sua própria passagem. Eles não eram verdadeiros hebreus somente porque seus antepassados eram; e nós, também não somos.
Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes. Josué 3.4 - ACF.
O ar que passava pela trombeta do jubileu era descrito como "abar". A travessia pode ser a liberação do sopro de Deus para nós, trazendo liberdade e novos começos.
Estes e outros usos do abar têm significado tanto para indivíduos quanto para nações. Deus precisa que nós "cruzemos" de volta a termos um relacionamento significativo e comprometido com Ele. Quando o fazemos, recebemos os benefício de Sua travessia de aliança/pacto/compromisso para conosco.
Não podemos contar com o que nossos antepassados e ancestrais fizeram para dedicar uma nação a Deus; devemos ter nossa própria travessia em nossos dias.
Comments